Executando aplicações gráficas Remotamente através de uma conexão SSH
- Ismael
- 25 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Para fazer esse tipo de procedimento usando o protocolo SSH, permite conexão de acesso remoto a máquinas Linux. Nas maiorias das vezes é uma conexão através da linha de comando, sem ambiente gráfico envolvido. Lembrando que é possível usar aplicações gráficas através do servidor X. Isso significa que você pode executar aplicativos em ambiente gráfico que estão em servidores remotos e receber elementos gráficos na área de trabalho local, da mesma forma como se estivesse executando um aplicativo localmente. Em situações não muito comuns (já que a maioria é feita pela CLI), você poderá precisar desse recurso; então, saiba como executar aplicações gráficas remotamente através de uma conexão SSH.
Lembrando que existem dois servidores X sendo usados atualmente nas distribuições de Linux, o xfree e o xorg. As distribuições "velhas" usam o xfree, as mais "novas" estão mudando para o xorg e essa mudança parece estar ocorrendo por problemas de licença. De qualquer forma, tanto o xfree como o xorg são praticamente a mesma "coisa". O modo gráfico no Linux é gerado pelo servidor X, é ele que ativa a placa de vídeo, mouse e teclado, permitindo ao usuário o uso de interfaces gráficas que são chamadas gerenciadores de janelas. Existem vários gerenciadores de janelas diferentes, cada um adequado a um "tipo" de máquina ou a um "tipo" de usuário. A maioria das distribuições Linux costuma vir com pelo menos um gerenciador. Os gerenciadores de janelas mais usados são:
KDE
Gnome
Blackbox
WindowMaker
Enlightenment
IceWM
Fluxbox
Use qual for o "melhor" ou seja da sua opção. O servidor X é quem cria o ambiente necessário para as interfaces rodarem, se o "X" não estiver corretamente configurado, o modo gráfico pode nem abrir , ou abrir "capengamente".
AVISO Este recurso é disponível no protocolo SSH, contudo não é muito comum usá-lo; pois não é a melhor opção para isso. No entanto,precisamos de soluções como essa.
Iniciando com seguintes requerimentos;
O cliente e o servidor devem estar executando servidores X
O cliente e o servidor devem ter um servidor e um cliente SSH instalado e configurado nas máquinas, respectivamente
Em Servidor
Sistema: Debian 6 - 9
Endereço IP: 192.168.1.1
Usuário: server_pelolinux
Com sistema operacional linux 16.04 como cliente
Comandos usados e Epecíficos na configuração, são eles:
xfree : xf86config , xf86cfg -textmode xorg : xorgconfig , xorgcfg -textmode
Inicialmente, é preciso fazer a configuração no servidor. Para executar aplicações remotas sobre o servidor X 11 em que precisa configurar o servidor modificando o arquivo de configuração de SSH, adicionando ou descomentando as seguintes linhas:
$ nano /etc/ssh/sshd_config
Renicio o serviço com o comando:
$ /etc/init.d/ssh restart
Para utilizar este recurso via SSH, execute:
$ ssh -X server_pelolinux@192.168.1.1
Com acesso remoto ao servidor (via linha de comando) use qualquer aplicativo/programa que esteja funcionando no servidor; por exemplo: Gedit, Nano ou qualquer outro da sua preferência, eu particurlarmente uso o nano
$ nano /etc/...
Comments