Como trabalhar com os processos de usuário em segundo plano e como manipulá-los
- Pelo Linux
- 15 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Pode estae como usuário comum ou como super usuário ( root ) pode executar processos em segundo plano, para desfrutar das multi-tarefas e deixar o prompt livre para outras atividades. Esses belos comandos de combinações para manipular processos em segundo plano, são:
rfg :: coloca o processo em primeiro plano (foreground).
bg :: coloca o processo em segundo plano (background).
jobs :: lista os processos correndo em segundo plano, ou apenas pausados/parados.
& :: o caractere "E comercial" colocado ao final de um comando, faz com que o mesmo rode em segundo plano desde o início.
Ctrl+c :: mata o processo atual ativo.
Ctrl+z :: pausa/para o processo atual ativo.
Executando os comandos: nano teste Este comando realiza uma interface de loopback da própria máquina, Ou seja, é um comando que apenas vai "travar" o prompt, servindo aos propósitos desta dica. Primeiramente, vamos iniciar o comando em primeiro plano, pausá-lo pressionando a combinação Ctrl+z, visualizá-lo com jobs e colocá-lo em segundo plano com bg: nano teste
^Z [1]+ Parado nano teste $ jobs [1]+ Parado nano teste $ bg %1 [1]+ nano teste $ jobs [1]+ Executando nano teste $
Rodando o comando jobs, o processo recebe um número independente do pid. Desta forma, usamos esta numeração para dizer qual processo queremos retomar, colocar em segundo plano como acima ou terminar. Vamos começar o processo, já em segundo plano, colocando o "&" ao final da linha, visualizando com "jobs", colocar em primeiro plano com "fg", e em seguida, terminar o processo com a combinação Ctrl+c. teste nano &
[1] 24770 $ jobs [1]+ Executando teste nano & $ fg %1 teste nano ^C $
Para terminar um processo rodando em segundo plano: teste nano &
[1] 24770 $ jobs [1]+ Executando teste nano & $ kill %1 $ jobs [1]+ Terminado teste nano $
Também é possível terminar um processo em segundo plano pelo seu (PID). Teste o seguinte comando: nano teste & Todos esses comando é inofensivo e pode ser resolvido utilizando apenas os conhecimentos adquiridos nesta dica.
Comments